Você já leu um artigo que fez você dizer “Isso foi feito por Inteligência Artificial”?
Tenho certeza de que sim. Bem, quem estou enganando – todos nós já fizemos.
Especialmente nós, escritores de Blogs. A maioria de nós são leitores ávidos. Todos nós lemos vários artigos por dia e vários livros por mês. A maioria de nós escreve milhares de palavras todos os dias. Todos nós sabemos como soa a “escrita humana”.
Table of Contents
Estas palavras tornam óbvio que o seu texto foi escrito por Inteligência Artificial.
Estas 7 palavras são dolorosamente óbvias. Elas me fazem sentir desconfortável. Elas farão o seu leitor sentir o mesmo quanto á Inteligência Artificial
Mas até recentemente, eu ainda não conseguia identificar exatamente o que era.
Em novembro passado, consegui um emprego como Redator e Editor de Conteúdo. Desde então, escrevi e editei de 12 a 20 artigos todas as semanas. Foi através dessa responsabilidade de trabalho repetitiva, altamente sistemática e bastante estimulante que percebi indicativos consistentes da produção de IA.
Aprendi como o ChatGPT soa para ajudar meus redatores a parecerem mais humanos. E agora vou compartilhar isso com você.
Escrevendo com Inteligência Artificial
Este post não é para desconsiderar a IA.
Nós amamos a Inteligência Artificial, e eu a uso regularmente. Se você a utiliza, ótimo para você – mas tem que ser de uma maneira que pareça e soe humana. Você não pode ser preguiçoso apenas por causa disso.
Artigos envolventes e humanos escritos com ferramentas de IA são redações eficientes e de alta potência. Artigos que parecem e soam como IA são simplesmente medíocres.
É por isso que estou escrevendo isso.
Nós escritores não podemos evitar a IA, e não devemos – precisamos nos adaptar e utilizar quaisquer ferramentas que a indústria nos forneça e continuar elevando os padrões de nossa arte. Uma grande parte disso é aproveitar a eficiência e a rapidez da IA, sem comprometer a humanidade do seu artigo.
Então, se você quer usar a IA para escrever seus artigos, certifique-se de editar essas palavras.
1. Transformador
Exemplo: “Metodologias da web semântica propõem uma abordagem transformadora, aprimorando a profundidade da compreensão do mecanismo de busca.”
Indicação de IA: Esta palavra evidente exagera o que você está tentando descrever e o vende como algo que muda o mundo. Nem tudo precisa ser “transformador”. É desnecessário e ostentoso.
Edição: Remova. Muitas vezes, remover isso não mudará a mensagem de forma alguma. Mas, se absolutamente necessário, substitua por algo mais mundano e simples.
2. Fomentar/fomentando
Exemplo: “Estabelece uma identidade visual coesa, fomentando um senso de confiabilidade e profissionalismo.”
Indicação de IA: Eu particularmente odeio essa palavra. Ela se tornou um curinga para escritores que não sabem exatamente do que estão falando, e é tão usada e não descritiva. Se vejo mais de duas dessas palavras em um artigo inteiro, eu o sinalizo.
Edição: Mude para algo mais específico, descritivo e contextualmente apropriado. Como criar, construir, forjar, nutrir, etc.
3. Tapeçaria/Uma tapeçaria de…
Exemplo: “Os gráficos de conhecimento alavancam relacionamentos semânticos, transformando dados em uma rica tapeçaria de conhecimento interconectado.”
Indicação de IA: O ChatGPT usa isso com tanta frequência, e eu passei a odiar isso com paixão. Tudo conectado não precisa ser uma “tapeçaria” de nada. Às vezes, eles estão apenas conectados. Às vezes, talvez até apenas relacionados.
Edição: Remova ou reformule. É uma indicação clara.
4. Isto é sobre…/Tudo sobre…
Exemplo: “O Crypto Pro Playbook é tudo sobre devolver o poder para suas mãos, permitindo que você navegue pelo cenário cripto sem despesas desnecessárias.”
Indicação de IA: Quando você usa “isto é sobre…” ou “X é tudo sobre…” em seu artigo, automaticamente presumo que:
IA escreveu seu conteúdo, ou
Você não sabe do que está falando.
Conteúdo bem escrito não diz que “algo é tudo sobre algo mais…”, eles são muito mais específicos.
Edição: Mude para algo mais específico e descritivo.
5. Pense em X como…
Exemplo: “Pense em blogs e fóruns influentes como seus mentores digitais.”
Indicação de IA: Existem maneiras melhores de sinalizar uma metáfora. Esta frase específica é um padrão que muitos softwares de IA repetem.
Edição: Seja mais direto. Não diga aos leitores para “pensarem nisso como…”. Eles estão lendo seu trabalho – eles já estão pensando.
6. Como/É como…
Exemplo: “É como ter um lugar na primeira fila para o futuro das criptomoedas – tudo do conforto do seu sofá.”
Indicação de IA: Igual ao acima, é um padrão altamente repetitivo e reconhecível.
Edição: Remova e reformule a sua frase.
7. Não apenas… mas também…
Exemplo: “Empresas de comércio eletrônico que aproveitam páginas principais não apenas simplificam a navegação do usuário, mas também se posicionam como líderes do setor.”
Indicação de IA: É um padrão altamente repetitivo e distintivo. E é desnecessário. O Grammarly sempre insiste que eu o mude, e acho que qualquer editor concorda. As únicas vezes que gosto de usar isso são quando os dois pontos são:
De certa forma contraditórios entre si,
Não frequentemente ligados entre si, ou
Inesperados.
Edição: Se não se encaixar em nenhum dos critérios acima, apenas mude a frase para dizer “e”. A simplicidade é sempre melhor.
Bônus: Comprimento da sentença
IA tem dificuldade em criar ótimas frases. As saídas de IA tendem a ter uma construção de parágrafo pouco impressionante, geralmente caracterizada por um comprimento de sentença monótono. Há uma solução fácil.
Para um conteúdo com som mais humano, varia o comprimento de suas sentenças. Eu gosto de usar o que chamo de formato “curto – longo – curto”. Por exemplo, o primeiro parágrafo desta seção.
Pensamentos finais
Escrever com IA é algo muito útil – e eu acredito firmemente que escritores que não adotam a IA podem ser facilmente ultrapassados por aqueles que o fazem.
Mas só porque você está usando IA não significa que deve ser preguiçoso. A IA ainda está longe de replicar um escritor humano imediatamente. Se você quiser alcançar o mesmo nível de qualidade, precisa ser diligente na edição.
Retire essas 7 indicações comuns de conteúdo de IA e eleve o seu jogo de escrita neste ano de 2024.